4.5.1. Características Gerais de Hardware
O equipamento deve possuir no mínimo 24 (vinte e quatro) portas 10 Gigabit Ethernet BASE-T, devendo ser específico para o ambiente de data center com comutação de pacotes de alto desempenho e arquitetura “non blocking”;
Possuir 02 (duas) portas 100 Gigabit Ethernet QSFP28 com suporte a transceivers dos padrões 100GBase-SR4, 100GBase-LR4, 40GBase-SR4, 40GBase-LR4 e cabos QSFP28/QSFP+ Passive Direct Attach Cable (DAC);
Possuir matriz de comutação com capacidade de pelo menos 880 Gbps (oitocentos gigabits por segundo);
Possuir capacidade de processamento de pelo menos 700 Mpps (setecentos milhões de pacotes por segundo);
Deverá ter capacidade de rotear e comutar pacotes através de ASICs sem a necessidade de adição de hardware ou licenças adicionais;
Possuir capacidade para no mínimo 270.000 endereços MAC;
Suporte a Jumbo Frames de no mínimo 9.000 bytes;
Deve possuir no mínimo 1 (uma) porta de console com conector RJ-45;
Deve possuir no mínimo 1 (uma) porta Ethernet RJ-45 para administração fora de banda (out-of-band management);
Ser fornecido com configuração de CPU e memória (RAM e Flash) suficiente para implementação de todas as funcionalidades descritas nesta especificação;
Ser fornecido com no mínimo 1 (um) cabo de cobre passivo de conexão direta QSFP28 para QSFP28 de 100 GbE de no mínimo 1 (um) metro de comprimento que possibilite a interconexão de dois switches para configuração de virtual link trunking. Também será aceito um par de transceivers QSFP28 100GbE SR4 juntamente com um cordão óptico para atender a este item;
Deve ser fornecido patch Cord CAT6 de no mínimo 4m (quatro metros) para todas as portas do Switch;
Possuir fontes de alimentação redundantes internas ao equipamento com ajuste automático de tensão 110 ou 220 volts;
O equipamento deverá ter ventiladores redundantes com opção de fluxo de ar frente para trás (front-to-back);
As fontes e ventiladores devem ser capazes de serem trocados com o equipamento em pleno funcionamento, sem nenhum impacto na performance (hot-swappable) e devem ser redundantes;
Cada fonte de alimentação fornecida deverá acompanhar pelo menos 01 (um) cabo de alimentação, sendo este padrão NBR14136, com pelo menos 1,8 metros de comprimento e em conformidade com as especificações elétricas da fonte ofertada;
Instalável em rack padrão de 19”, ocupando no máximo a altura de 1U, sendo que deverão ser fornecidos os respectivos kit’s de fixação;
4.5.2. Funcionalidades Gerais
Possuir porta de console para gerenciamento e configuração via linha de comando. O conector deve ser RJ-45 ou padrão RS-232 (os cabos e eventuais adaptadores necessários para acesso à porta de console devem ser fornecidos);
Gerenciável via Telnet e SSH;
Permitir o espelhamento de uma porta e de um grupo de portas para uma porta especificada;
Permitir o espelhamento de uma porta ou de um grupo de portas para uma porta especificada em um switch remoto no mesmo domínio L2 ou em outro domínio L2 através de tunelamento;
Deve ser gerenciável via SNMP (v1, v2);
Implementar o protocolo Syslog para funções de “logging” de eventos;
Implementar o protocolo NTPv4;
Suportar autenticação via RADIUS ou TACACS;
Possuir suporte ao protocolo de autenticação para controle do acesso administrativo ao equipamento;
Implementar controle de acesso por porta (IEEE 802.1x);
Implementar listas de controle de acesso (ACLs) baseadas em endereço IPv4 ou IPv6 de origem e destino, portas TCP e UDP de origem e destino e endereços MAC de origem e destino;
Possuir controle de broadcast, multicast e unicast por porta;
Promover análise do protocolo DHCP e permitir que se crie uma tabela de associação entre endereços IP atribuídos dinamicamente, MAC da máquina que recebeu o endereço e porta física do switch em que se localiza tal MAC;
Implementar pelo menos uma fila de saída com prioridade estrita por porta e divisão ponderada de banda entre as demais filas de saída;
Implementar classificação, marcação e priorização de tráfego baseada nos valores de classe de serviço do frame ethernet (IEEE 802.1p CoS);
Implementar classificação, marcação e priorização de tráfego baseada nos valores do campo “Differentiated Services Code Point” (DSCP) do cabeçalho IP, conforme definições do IETF;
Implementar classificação de tráfego baseada em endereço IP de origem/destino, portas TCP e UDP de origem e destino, endereços MAC de origem e destino;
Suporte a DCB (Data Center Bridging), com suporte aos protocolos Priority-based flow control (PFC – IEEE 802.1Qbb), Enhanced Transmissions Selections (ETS – IEEE 802.1Qaz) e DCBx;
O equipamento deve suportar funcionalidade de virtualização em camada 2 de modo a suportar diversidade de caminhos em camada 2 e agregação de links entre 2 switches distintos (Layer 2 Multipathing);
4.5.3. Funcionalidades de Camada 2 (VLAN, Spanning Tree)
Implementar até 4.000 VLANs IDs conforme definições do padrão IEEE 802.1Q;
Permitir a criação e ativação simultâneas de no mínimo 4.000 VLANs ativas baseadas em portas;
Permitir a criação de subgrupos dentro de uma mesma VLAN com conceito de portas “isoladas” e portas “promíscuas”, de modo que “portas isoladas” não se comuniquem com outras “portas isoladas”, mas tão somente com as portas promíscuas de uma dada VLAN;
Deve suportar VLANs dinâmicas. Deve permitir a criação, remoção e distribuição de VLANs de forma dinâmica através de portas configuradas como tronco IEEE 802.1Q;
Implementar “VLAN Trunking” conforme padrão IEEE 802.1Q nas portas Fast Ethernet e Gigabit Ethernet. Deve ser possível estabelecer quais VLANs serão permitidas em cada um dos troncos 802.1Q configurados.
Implementar a funcionalidade de “Link Aggregation(LAGs)” conforme padrão IEEE 802.3ad;
Deve suportar no mínimo 128 grupos por switch com até 16 portas por LAG (IEEE 802.3ad);
Deve implementar 8 filas de QoS em Hardware por porta;
Implementar tabela MAC com até 160.000 entradas;
Implementar tabela ARP com até 128.000 entradas;
Deve implementar o padrão IEEE 802.1d (“Spanning Tree Protocol”);
Deve implementar o padrão IEEE 802.1s (“Multiple Spanning Tree”);
Deve implementar o padrão IEEE 802.1w (“Rapid Spanning Tree”);
Deve implementar padrão compatível com PVST+/RPVST+;
Implementar mecanismo de proteção da “root bridge” do algoritmo Spanning-Tree para prover defesa contra-ataques do tipo “Denial of Service” no ambiente nível 2;
Deve permitir a suspensão de recebimento de BPDUs (Bridge Protocol Data Units ) caso a porta esteja colocada no modo “fast forwarding” (conforme previsto no padrão IEEE 802.1w). Sendo recebido um BPDU neste tipo de porta deve ser possível desabilitá-la automaticamente;
Deve implementar o protocolo IEEE 802.1AB Link Layer Discovery Protocol (LLDP) e sua extensão LLDP-MED, permitindo a descoberta dos elementos de rede vizinhos;
Os equipamentos quando virtualizados deverão possuir processamento local de modo a não existir tempo de convergência em caso de falha de um dos equipamentos do sistema virtualizado;
4.5.4. Funcionalidades de Camada 3 (Roteamento)
Possuir roteamento nível 3 entre VLANs;
Implementar roteamento estático;
Implementar protocolos de roteamento dinâmico RIPv1 e RIPv2;
Implementar protocolos de roteamento dinâmico OSPF v2 e v3;
Implementar protocolos de roteamento dinâmico BGPv4 e BGPv6;
Suporte a 128.000 (cento e vinte e oito mil) rotas IPv4;
Suporte a 64.000 (sessenta e quatro mil) rotas IPv6;
Deve trabalhar simultaneamente com protocolos IPv4 e IPv6;
Implementar Policy Based Routing;
Implementar o protocolo VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol);
4.5.5. Requisitos Gerais Obrigatórios
Serão aceitos, para este ITEM, servidores e switches de fabricantes distintos, desde que, a implementação do conjunto “servidores + switches” seja compatível e que o fabricante dos servidores também assuma, através de declaração apresentada juntamente com a proposta comercial, todo o suporte técnico da solução, ou seja, deverá ser responsável e ponto único de contato para o suporte aos servidores e switches, assumindo o SLA solicitado;
Os equipamentos devem ser novos, de primeiro uso, fazerem parte do catálogo de produtos comercializados pelo fabricante. Não serão aceitos equipamentos ou componentes que tenham sido descontinuados pelo fabricante ou que estejam listados para descontinuidade futura (end-of-life) na data da análise das propostas;
Todos os softwares deverão ser fornecidos em sua versão mais atual do fabricante, devendo constar na proposta comercial o seu PART NUMBER para efeito de comprovação;
Todos os componentes de hardware da solução deverão ser de um único fabricante ou em regime de OEM, não sendo permitida a integração/composição de itens não homologados (ex.: cabos twinax, transceivers, cabos breakout) de terceiros que venha a ocasionar riscos de incompatibilidade. Além disso, não será aceita a adição ou subtração de qualquer componente não original de fábrica para adequação do equipamento às configurações solicitadas neste edital;
É obrigatória a comprovação técnica de todas as características exigidas para os equipamentos e softwares aqui solicitados, independente da descrição da proposta do fornecedor, através de documentos que sejam de domínio público cuja origem seja exclusivamente do fabricante dos produtos, como catálogos, manuais, ficha de especificação técnica, informações obtidas em sites oficiais do fabricante através da internet, indicando as respectivas URL (Uniform Resource Locator). A simples repetição das especificações do termo de referência sem a devida comprovação acarretará na desclassificação da empresa proponente;
Sob pena de desclassificação, a proposta cadastrada deverá possuir todas as reais características do(s) equipamento(s) ofertado(s), assim como informar marca e modelo do equipamento. O simples fato de “COPIAR” e “COLAR” o descritivo contido no edital não será caracterizado como descritivo da proposta;
Deverão ser informados todos os componentes relevantes da solução proposta com seus respectivos códigos do fabricante (marca, modelo, fabricante e part numbers), descrição e quantidades;
Todos os equipamentos deverão ser fornecidos sem sistema de lacre ou qualquer outro artifício que impossibilite abertura dos mesmos quando necessária a realização de intervenções técnicas, atualizações tecnológicas em outros por parte do setor competente da CONTRATANTE;
Todos os cabos necessários à conexão entre os componentes objetos deste termo de referência deverão acompanhar o produto;
Deverão ser fornecidos, em papel impresso ou meio digital, manuais técnicos do usuário e preferencialmente contendo todas as informações sobre os produtos com as instruções para instalação, configuração, operação e administração, assim como o fabricante deverá possuir o catálogo ou descrição do modelo ofertando na Internet para consulta.
4.5.6. Garatia e Suporte
Deverá ser fornecido serviços de garantia e suporte técnico do FABRICANTE por 36 (trinta e seis) meses, para manutenção corretiva, com atendimento 24x7, contados a partir da entrega, instalação, configuração, teste, implantação e homologação dos produtos;
Serviço de manutenção PROATIVA deverá viabilizar a execução do serviço de suporte de forma a minimizar períodos de indisponibilidade, o fabricante deverá disponibilizar ferramenta, ou software de gestão PROATIVA que:
• Realize abertura automática de chamados junto ao fabricante;
• Realize o upload automático de logs (diagnósticos) para o fabricante de forma a permitir um diagnóstico mais eficaz;
• Coordene a entrega de eventos de manutenção de ativos de acordo com a janela de manutenção do cliente;
• Gerencie atendimento de segundo nível para quando os problemas não forem resolvidos através de processos padronizados atuando como ligação de Serviços para coordenar todos os recursos necessários a fim de enfrentar questões individuais de gravidade um ou problemas mais sistêmicos;
• Gerencie situação crítica atuando como ponto de contato único para resolução de problemas;
Os serviços de reparo dos equipamentos especificados serão executados onde se encontram (on-site);
O FABRICANTE deverá possuir Central de Atendimento tipo (0800) para abertura dos chamados de garantia, comprometendo-se a manter registros dos mesmos constando a descrição do problema;
O serviço de garantia deverá ser do FABRICANTE do equipamento ou por assistência técnica qualificada e indicada pelo mesmo através de declaração;
Durante o prazo de garantia será substituída sem ônus para o CONTRATANTE, a parte ou peça defeituosa, após a conclusão do respectivo analista de atendimento de que há a necessidade de substituir uma peça ou recolocá-la no sistema, salvo se quando o defeito for provocado por uso inadequado dos equipamentos;
O FABRICANTE também deverá oferecer canais de comunicação e ferramentas adicionais de suporte online como “chat”, “e-mail” e página de suporte técnico na Internet com disponibilidade de atualizações e “hot fixes” de drivers, BIOS, firmware, sistemas operacionais e ferramentas de troubleshooting, no mínimo;
O FABRICANTE deverá prover suporte técnico no local onde esteja instalado o equipamento, dentro do território nacional, com início do atendimento em até 01 (um) dia útil e resposta quanto ao problema por danos de fabricação em até 07 (sete) dias uteis após o primeiro atendimento sem qualquer ônus adicional por deslocamento;
Será aceito atendimento inicial através de contato telefônico (0800), realizado pela contratante, no qual, com a colaboração da equipe de TI da contratante identificará o problema do equipamento. Caso seja identificado, nesta fase de diagnóstico, a necessidade de reparo por danos de fabricação, será acionado imediatamente o atendimento on-site para troca de peças em até 07 (sete) dias úteis.
Esta modalidade de cobertura de garantia deverá, obrigatoriamente, entrar em vigor e prática a partir da data de comercialização dos equipamentos e não serão aceitos, em hipótese alguma, outros condicionantes para o início da mesma como auditorias, estudos ou avaliações técnicas prévias, aplicações de recomendações por parte da CONTRATADA, etc.;
Devido à necessidade de atendimento de suporte da CONTRATANTE, caso o licitante não seja o mesmo fabricante do equipamento ofertado, este deverá enviar juntamente com a sua proposta, sob pena de desclassificação, uma declaração do fabricante do equipamento garantindo que prestará o serviço de suporte e garantia nas condições, localidades e atendimento nos termos deste edital ou comprovar através de PART NUMBER a totalidade do serviço contratado;
Caso a execução do serviço de garantia seja realizado por assistência técnica autorizada do fabricante, este deverá informar nome e endereço da empresa de assistência técnica autorizada na cidade/estado do CONTRATANTE.